
PAÇO DOS DUQUES
DE BRAGANÇA

Câmara de Dormir
Este Espaço foi reorganizado como câmara de dormir, no contexto das obras de reabilitação atualmente em curso no Paço dos Duques. A disposição apresentada pretende evocar o ambiente de um quarto num contexto palaciano. Nesta Câmara de dormir, destacam-se o retrato de D. Catarina de Bragança e os contadores do século XVII- XVIII.
D. Catarina, infanta de Portugal, era filha do rei D. João IV e de D. Luísa de Gusmão. Casou, em 1662, com o rei Carlos II, passando a Rainha Consorte do Reino da Inglaterra, Reino da Escócia e Reino da Irlanda. Levou para a corte inglesa alguns dos costumes portugueses, sendo-lhe atribuída a divulgação em Inglaterra do hábito de beber chá, o uso do garfo à mesa e o gosto pela compota de laranja (que os ingleses designam marmalade).
O contador é uma espécie de escritório móvel que permitia guardar nas suas gavetas – por vezes munidas de fechadura ou com combinações secretas – documentos e pequenos objetos de valor. Ao longo dos tempos o contador foi sofrendo diversas alterações, ajustando-se às exigências, modas e gostos da época.
