PAÇO DOS DUQUES
DE BRAGANÇA
Galeria Superior
As diversas salas que constituem o percurso museológico estruturam-se à volta da galeria superior. É um espaço de circulação e onde se encontra a entrada da Capela.
No século XV, existia um passadiço com galeria inferior, o qual permitia a ligação direta, entre a capela (ala nascente) e a ala poente (onde hoje, a nível do piso 0, se situa a entrada principal do Paço). A existência deste passadiço, destruído na primeira metade do século XIX, leva-nos a crer, baseando-nos em comparação com outros paços da mesma época, que existiria, no que é hoje a fachada principal do edifício, uma loggia, ou seja uma grande varanda (a nível do primeiro andar, onde hoje se situa o Salão dos Passos Perdidos).
A partir daqui consegue-se observar os telhados inclinados, algumas das 39 chaminés, que correspondem a outras tantas lareiras, e o pátio e galeria inferior (utilizados para a realização de diversos eventos organizados pelo Paço dos Duques ou por entidades a quem o espaço é cedido, como por exemplo, atividades do serviço educativo, concertos, conferências, exposições, entre outros eventos).